11/28/2008

Vários olhares para o escritor Charles Bukowski

Jornal do Estado/Bem Paraná

Duas peças tratam da obra e da vida do polêmico escritor, no Teatro da Caixa e no Mini-Guaíra

Divulgação


O diretor João Fonseca trabalha com elenco de jovens atores de todo o Brasil, escolhidos em oficinas que ministrou


Adriane Perin

A vida e a obra do escritor Charles Bukovski está em evidência neste final de semana em Curitiba. São duas as montagens que tratam do consagrado, porém marginal, escritor que nasceu na Alemanha, mas passou toda a vida nos Estados Unidos. Pão com Mortadela é responsabilidade do premiado diretor João Fonseca, que coloca seu trabalho no palco do Teatro da Caixa.

No Mini-Guaíra, o paranaense Jota Eme é quem olha para a obra de Bukowski. Enquanto Pão com Mortadela é baseada na infância, adolescência e juventude de Bukowski, o trabalho de Jota é em cima de várias obras do autor, numa adaptação livre.

Fonseca trabalhou a partir do romance Misto Quente (Ham on Rye, 1982), acrescido de contos e poemas produzidos ao longo dos seus mais de 50 anos de carreira. Segundo o diretor, a montagem conta a história de um indivíduo que nasce e se depara com um mundo hostil, tomando consciência, aos poucos, do seu irreversível não pertencimento à comunidade. “Bukowski define sua própria infância como um filme de terror e afirma que esta foi a fase de sua vida mais difícil de ser escrita. O sarcasmo e a sensibilidade para enxergar a sociedade com outros filtros que não os das pessoas comuns, no entanto, temperam com humor e beleza suas agruras, humanizando o terror e transformando-o em metonímia para nossas próprias feridas”, comenta Fonseca.

Ele trabalhou com um elenco de jovens atores de diferentes Estados do país, através de uma oficina que ministrou em 2006. A partir de então, o grupo passou a pesquisar a fundo a obra de Bukowski e a trabalhar na encenação

Serviço
Espetáculo: Pão com Mortadela. Sexta e sábado às 21h e domingo às 19h R$20 e R$10. Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280). Informações: 2118-5111.

Nenhum comentário: