11/15/2008

De Inverno lança EP de Ivan Santos e Giancarlo Rufatto




Ivan Santos é vocalista da já veterana banda curitibana OAEOZ, com mais de dez anos de atividade e quatro discos lançados. Giancarlo Rufatto é um dos novos nomes da cena musical paranaense, que recentemente lançou um trabalho solo intitulado “14 canções”. Ivan conheceu o trabalho de Gian pela internet em 2007, ao se deparar com as canções do projeto Lo-fi dreams no Myspace e na Trama Virtual. A afinidade musical evoluiu rapidamente para uma parceria que agora se concretiza com o lançamento do EP que leva o nome dos dois pelo selo De Inverno Records - mantido por Ivan e pela jornalista Adriane Perin - e que está sendo disponibilizado também para download no My Space, na Trama Virtual e no portal Mondo Bacana, do jornalista Abonico Smith.
Com cinco canções, o EP foi produzido a quatro mãos e “on line”. Tudo começou quando Gian – lá de Coronel Vivida, cidade do interior do Paraná onde nasceu e mora sua família – enviou a Ivan o esboço de uma versão para “Deserto”, canção registrada originalmente pelo OAEOZ no disco “Ao vivo na Grande Garagem que Grava”, lançado em setembro. De Curitiba, o vocalista do OAEOZ acrescentou um teclado e alguns backings e mandou de volta para Gian, que finalizou a faixa.
Essa versão, que abre o EP da dupla, deu o start para a produção do disco. Das cinco faixas, quatro (“Deserto”, “Vazio”, “A falta desse ar” e “Lounge”), foram gravadas nesse mesmo esquema – Gian gravava uma base em casa e lá de Coronel Vivida enviava por e-mail ou msn para Ivan em Curitiba, que registrava a sua parte e mandava de volta para Gian, que mixava e finalizava a música. Somente a balada jazzy “Noturna”, de Gian, foi gravada em Curitiba, no estúdio Confraria Z, de Carlos Zubek, guitarrista do OAEOZ, com a participação de Igor Ribeiro tocando flugelhorn.
A idéia era de que um interpretasse canções do outro e vice-versa. Em “Deserto”, de Ivan, Gian fez o vocal principal e a base musical (violão, slide, percussão, efeitos), com o parceiro tocando os teclados. Em “Vazio”, canção inédita do vocalista do OAEOZ, Ivan canta sobre a base feita por Gian, que fez os backings e tocou os demais instrumentos. Já em “A falta desse ar”, canção de Gian interpretada por ele mesmo, Ivan só tocou teclado. Em “Lounge”, canção de Gian que encerra o EP, Ivan faz o vocal principal sobre a base gravada pelo parceiro.

www.tramavirtual.com.br/ivan_santos_&_giancarlo_rufatto
www.myspace.com/giancarlorufatto
www.deinverno.blogspot.com

7 comentários:

Túlio disse...

a que mais curti foi "vazio".

Sorte ai, senhores!

giancarlo rufatto disse...

eu tambem!

alias, aquele slidezinho é a menina dos meus olhos.

Anônimo disse...

eu quero a bolacha. nao vou baixar. vou aproveitar e fazer um "PROTESTO PUBLICO". há!
ate hj nao peguei o disco do RUIDO/MM nem o disco do CAIRO. pronto. to de ressaca e de mau humor haha abraço

giancarlo rufatto disse...

hahahahhaa. otimo o comentario do Igor!

Anônimo disse...

gostei "da falta desse ar" , me sinto bem assim, sem ar...

Anônimo disse...

Vazio é demais. Da falta desse ar é demais. EU QUERO O DISCO! (isso mesmo, em caixa alta!). Parabéns meuzirmão.

Anônimo disse...

ahah. valeu Carlinho. então, vamos ao Black Mountain? a gente vai tá lá, e com uns discos. aparece!