7/21/2010

Boas canções merecem uma segunda chance





Quando ouvi as primeiras vezes o The National, com os dois primeiros discos (Sad Songs For Dirty Lovers/Boxer) achei legal e tal, mas alguma coisa não bateu. Sentia que a banda era legal, o instrumental bacana, os vocais no estilo que eu curto e tal, mas as canções não me empolgavam. De tanto ouvir falar bem do novo disco da banda resolvi insistir e dessa vez a coisa mudou de figura. Em pouco tempo, o disco passou a ser um dos prediletos do meu player nas viagens diárias de ônibus. Acho que a diferença tá mesmo nas canções, que pra mim, atingiram finalmente um ponto que separa músicas legalzinhas de canções de verdade, que te pegam pelo estômago e te trazem sentimentos essenciais. A começar pela segunda faixa, "Sorrow", que começa lenta e depois engata uma terceira num crescendo emocionante.

Outro destaque pra mim é "Bloodbuzz Ohio", que me remete a um Tindersticks mais pop/roqueiro, com aquela elegância típica do rock inglês (nesse caso feito por uma banda norte-americana).

Dos discos recentes, esse talvez tenha sido o que mais me empolgou e se tornou uma alternativa "reconfortante". É legal perceber como as vezes é preciso vencer o imediatismo, a primeira impressão, e insistir em algo que num primeiro momento não te toca. Pois muitas vezes aquilo que inicialmente você não gosta, é justamente mais precioso e depois, com o tempo, vai se tornar algo fundamental pra você. Lembro do disco "Document", do REM, que eu levei um ano pra entender e começar a gostar, e que depois virou um dos meus preferidos. Mas isso era na época do vinil, em que a música não era descartável como hoje. E a gente meio que se obrigava a reouvir os discos até conseguir captar algo deles, mesmo que isso levasse tempo, afinal era um investimento.

Bom saber que ainda existem por aí bandas capazes de fazerem canções assim. Que não estão preocupadas em seguir a manada, mas sim em fazer o seu trabalho, do jeito que acha que tem que ser.

Acima, dois videos com eles interpretando as canções que eu citei.

4 comentários:

igor disse...

descobri essa banda pela rádio. gosto bastante desde a primeira audiçao. tem um disco chamado alligator que é bombagarai. ve se acha. recomendo duas: daughters of the soho riot e slipping husband. abs!

Ivan disse...

acho que eu ouvi esse Alligator, não tenho certeza. mas como disse, os outros discos não tinham "batido". agora sim. rs

Túlio disse...

Grande Ivan,
The National é minha banda preferida desses últimos 5 anos, pra mim o que melhor apareceu de bandas novas cheias de hype, mas que não "batem" na gente.

Os cd's dos caras só tem melhorado. Boxer e High Violet, os dois últimos, são sensacionais. Mas bom, eu sou fã e bem suspeito pra falar.

Abraço

Ivan disse...

é por aí Tulio. acho interessante ver também que certas coisas precisam de um tempo pra vc apreciar direito. tempo esse que muitas vezes, na correria do dia a dia, a gente não dá mais e acaba perdendo coisas boas.

abs