2/22/2008

Saul Trumpet no Canal da Música

Jornal do Estado

Franklin de Freitas
O músico lança hoje uma nova versão de seu segundo disco

Flávia Sampaio/Especial para o JE

Ele terá no palco a companhia de Fernando Montanari, Marcelo Nascer, Cristian Dellano e Cristian Rouge, experientes músicosSaul Trumpet, um dos maiores nomes da música instrumental brasileira, faz a (re) estréia do seu segundo CD, Sal Grosso – Saul Trumpet. O mesmo disco teve uma versão lançada em 2003, mas segundo Saul, “caiu em mãos erradas” e não foi bem recebido pelo público. Agora, com uma nova cara, três músicas inéditas, Saul lança sua segunda produção. “São 11 faixas, oito do primeiro cd e mais três que eu resolvi gravar”, diz. A primeira versão saiu pela gravadora independente curitibana Villa Biguá, mas Saul não gostou da experiência e botou a boca no trombone. Desta vez preferiu não tratar do assunto.
Paranaense de Bandeirantes, Saul foi um menino precoce que tocava em igrejas e, aos 13 anos, já se apresentava profissionalmente no Rio de Janeiro, não raras vezes tendo de se esconder da polícia, por ser menor. Aos 20, em 1970, já firme no trumpete, veio morar em Curitiba. Começou a tocar com importantes músicos curitibanos e a fazer seu nome, que se uniu ao do instrumento. Foi por esta época também, que nasceu o Saul Trumpet Bar, referência de boa música não só em Curitiba, mas em todo o Brasil, apresentando ícones da cena instrumental para a região.
Mais tarde, a popularidade e talento de Saul fizeram com que ele se tornasse o único músico vivo a emprestar seu nome a uma premiação. O prêmio Saul Trumpet, que escolhia os melhores músicos do Paraná, foi até a oitava edição. Em 2000, ele estreou em CD, ao vivo, com composições de paranaenses. Agora, enquanto lança Sal Grosso, tem planos para a confecção do terceiro disco. “No final desse mês vou começar a gravar um com 50% de músicas próprias e 50% de jazzistas do Paraná”. Saul Trumpet já tocou com grandes ícones da música, recusou (!) convite de Ray Charles, fato do qual ele se arrepende.

Serviço
Hoje, às 20h. R$’15. Canal da Música (R. Júlio Perneta, 695). Informações: (41) 3331-7400.

Nenhum comentário: