10/25/2007

da série "eu já sabia" - Sigur Rós e monodia


A música "Improviso II", da banda porto-alegrense Monodia, é uma das seis finalistas de um concurso promovido pelo grupo Sigur Rós e pelo website "Artists in Residence". A banda começou em 2003, e é formada por Ernani Fração, Claus Pupp, Desirée Marantes e Carlos Wolff. Eles estão nas nuvens e dizem que, mesmo não conquistando o "troféu", ser ouvido pelos músicos que admiram já vale. A composição selecionada faz parte do segundo trabalho do quarteto, Esquerdo, que está disponível para download na internet e ainda não teve um lançamento oficial em disco.

Embora ainda pouco conhecida, mesmo em sua cidade-natal, a Monodia já deixou um rastro que a diferencia no mundo da música independente e, mais ainda, da produção gaúcha clássica. O quarteto se inscreve numa vertente da produção contemporânea do extremo Sul que deixou de lado as letras adolescentes, falando de sacanagens e farras para tratar de temas mais pessoais e menos festivos, por assim dizer. Trafegando por sonoridades mais densas e letras introspectivas, eles aliam-se mais às propostas de bandas como Blanched e Deus e o Diabo (na qual Desirée toca violino). A temática mais existencial é envolvida por camadas sonoras que lhe dão maior complexidade, ao mesmo tempo que rejeitam a virtuose gratuita. O resultado são canções introspectivas e de beleza peculiar, e vocais que parecem sussurrar verdades incômodas em nossos ouvidos.
A boa performance da tímida banda gaúcha, concorrendo com propostas musicais do mundo inteiro, demonstra que seu potencial vai bem além até do que os próprios músicos acreditam. Só falta o Rio Grande do Sul e o Brasil conhecerem melhor esse rebento musical.

por Adriane Perin


baixe Esquerdo - do Monodia AQUI

Nenhum comentário: