2/20/2009

Ô abre alas: pro Psycho Carnival

Bem Paraná/ Jornal do Estado

Mésullsdegata/divulgação

A inglesa Klingonz é a atração principal

Produtor do festival, Vlad Urban, fala sobre a décima edição que tem a inglesa Klingonz como destaques

Adriane Perin

Oficialmente, a 10. ª edição do festival Psycho Carnival, tradicional evento do carnaval brasileiro, este ano tem com apoio do Fundo Municipal de Cultura de Curitiba, e ingressos populares a R$10, é dias 21, 22 e 23 no Clube Operário. Mas, na verdade tudo já começou com festa e bate papos, na quarta-feira na Fnac. Sinal de mais uma edição de sucesso, as oficinas ofertadas - uma delas de baixo de pau, e todas voltadas ao jeito psycho de tocar - esgotaram vagas. E, além do espaço “oficial”, outras casas entraram no circuito de festas, que tem ainda campeonato de futebol, show nas Ruínas de São Franciso e a volta do Zombie Walk, aquela cambaleante caminhada de pessoas caracterizadas como zumbis, que acontece em vários países.

Vlad Urban, o produtor, é acostumado à correria, que aumentou. “Ter o apoio da FCC traz uma tranquilidade, mas também dá mais trabalho que fazer do meu jeito. Por outro lado, consegui aumentar a equipe”, comenta. “No final das contas tudo dá certo, só foi necessária uma adaptação porque como este ano o preço do ingresso é igual na hora, as pessoas compram menos antecipado. Lógico que o coração fica na boca, mas se já tivesse todo o custo pago ficaria do mesmo jeito”, completa sobre o festival que desde o ano passado se “assumiu” como um evento de rock, sem centrar exclusivamente no psychobilly, já que há tempos abriga também surf music, garage rock.

Para Urban o aumento do festival é um reflexo do momento da cidade, que este ano tem outros eventos investindo numa opção alternativa. “Várias casas estão promovendo noites com rock, pegando essa fatia do mercado que o Pscyho explora desde sempre; abrindo os olhos para Curitiba como alternativa ao carnaval tradicional”, observa.

Urban é o representante regional da Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafin), entidade que participa da articulação da política cultural brasileira e tem gente que manja do independente, algo de imprescindível importância. Para ele, o know how que veio com a entrada na entidade é o melhor. “Ter informações de outros lugares e aplicar aqui. É como se a cada três meses fizesse um curso sobre produção de festivais, algo que não tem por aí. Mas, o mais importante é ter por perto dos articulares da política cultural pessoas que têm essa vivência do rock independente na pele”, avalia. Sobre as críticas de que a Abrafin se concentra em seu próprio “grupinho”, garante que a entidade está atenta. “Refletimos que temos que melhorar a comunicação como um todo. Contratamos assessoria de imprensa para corrigir esse hiato”, adianta. Mas, também rebate”. “Fizemos uma pesquisa e ano passado foram mais de 700 bandas nos festivais da Abrafin; no mínimo, é uma panela grandinha e diversificada, porque são os mesmos perfis”. Sobre a diminuição de festivais na cidade, ele acredita que tá faltando saber lidar com a internet. “Não é so por material na rede; é tanto spam, informação que muita gente nem vê o que recebe. Tem que saber o seu público espera, conhecer as formas de conseguir apoio. E na minha opinião, a mídia impressa continua sendo mais poderosa por sua capacidade de aglutinação”, finaliza.

PSYCHO CARNIVAL 2009
• Dia 20: Ópera 1: Hillbilly Rawhide, Krappulas e Chernobillies
• Dia 21: 21h: Clube Operário: Chibuku, Sick Sick Sinners, Big Nitrons, Damn Laser Vampires, Los Primitivos e Billys Bastardos
• Dia 22: 14h – Primeira Oficina de Rock de Curitiba - Estúdio H Mix
16h – Zombie Walk - Cemitério Municipal
17h – Ruínas de São Francisco: CWBillys, Flatheads, Barbatanas
22h: Clube Operário: Frantic Flintstones, Ovos Presley, Wrecking Dead, The Brown Vampire Catz, Deadrocks, Hot Rods.
• Dia 23: 13h - 6ª Copa Psycho de Futsal – Praça Oswaldo Cruz
17h – Matinê – Ópera 1: Fabulous Bandits, Rinha, O Melda
21h - Psycho Carnival 2009 – Clube Operário: Klingonz, Cenobites, O Lendário Chucrobillyman, As Diabatz, Ambervisions, The Reservoir Dogs
• Dia 24: 22h – Festa da ressaca, com Chuck and The Drugsquad – Chinasky

Endereços
Clube Operário: Praça João Cândido, 635, Largo da Ordem
TUC: Galeria Júlio Moreira, Largo da Ordem
Ópera 1: Rua Jaime Reis, 313, Largo da Ordem
Cemitério Municipal: Praça João Sotto Maior, s/nº, São Francisco
Chinasky Bar: Rua Inácio Lustosa, 530, São Francisco

Ingressos
R$ 10 por noite, mais 1 caixa de leite . Venda antecipada para o evento principal: na Livrarias Curitiba do Shopping Estação, loja Vitrina e Itiban Comic Shop.

Na internet: www.psychocarnival.com.br

Nenhum comentário: