8/30/2009

Psychobilly Fest



Da coluna Piracema - Jornal do Estado/Bem Paraná

Adriane Perin

A banda argentina Motorama, que acaba de lançar o CD Crisis é a convidada internacional a mostrar seu “neo Rockabilly” do Psychobilly Fest . É isso aí, tá confirmada mais uma edição do festival curitibano idealizado pelo camarada Wallace Barreto, que já é uma das tradições do circuito. É a décima quinta edição. As Diabatz e os Sick Sick Sinners também estarão afiados pra mostrar como voltaram das turnês internacionais que andaram fazendo esse ano. Este último vai aproveitar para mostrar tambem sua nova formação. A representante londrinense The Brown Vampire Catz é outra que volta a dar as caras por aqui, como também os paulistas do Voodoo Stompers. O festival tem as velhas conhecidas, mas também apresenta novas gerações: a curitibana Flatheads, com rockabilly e Os Degolados, “psychobilly nervoso de São Paulo” fazem suas estreias por aqui. Vai ser no Ópera 1 o 15° Psychobilly Fest, dias 10 e 11 de outubro. A produção promete mais novidades logo mais.

Bienal do Livro
Vários encontros legais acontecerão até 4 de setembro, por conta da primeira Bienal do Livro de Curitiba, no ExpoUnimed e a música também vai dar as caras lá no território da Universidade Positivo. Mais uma vez a Oi convidou bandas legais da cidade para apresentações. Só que agora sou obrigada a concordar com a Charme Chulo: Oi, tá na hora de começar a pagar cachê pras bandas. Uma ajuda de custo que seja. Afinal de contas, música independente também tem seu valor – tanto tem que eles estão convidando as que tiveram boas performances no evento que fizeram em julho, do qual eu, particularmente, gostei muito, mas que não foi uma unanimidade exatamente pelo “trato” com os artistas. É compreensivel que os grupos topem participar de eventos que lhes dão visibilidade, mas também não pode ser assim indefinidamente, afinal artista não é filantropo. E, numa boa, esse negócio de convidar banda independente com o argumento de ser vitrine para não pagar nem ajuda de custo é bem conveniente pras empresas. Só que a Oi está mais do que estabelecida. Acho, inclusive, que não pega bem pra marca, que é a “patrocinadora do Espaço Jovem da I Bienal”. No final de semana, sábado, tem as apresentações de Cacofônicos e Trivolve, às 20h e 21h, respectivamente. Dia 02 às 21h é a vez de Tristessa; dia 3 tem La Vigüela Rock; e na sexta, dia 4, Hotel Avenida. O Espaço terá também teatro e dança, a partir do meio-dia. Estão confirmadas as participações do grupo Velozes e Barulhentos, as companhias Transitória e Cenação, João Andirá, os poetas Daniel Koganas, Caetano Pires e Marcos Beccari, entre outros. A cenografia do Espaço Jovem também conta com artistas alternativos. A cada três dias, grafiteiros vão interferir por ali.

Repito: é muito legal a Oi olhar pros artistas independentes, mas tem que contribuir também para a tão cobrada profissionalização. O valor do ingresso pra Bienal é de R$ 2 e R$ 1 (estudantes) e gratuito para deficientes físicos, educadores, menores de 12 e maiores de 65 anos. Informações: wwwbienaldolivrodecuritiba.com.br

Em tempo: o novo single da Nuvens, Uma vela em um oceano, e o EP acústico chegam à web neste dia 31 de agosto. E um novo vídeo, dessa vez da mixagem da música nova e uns trechinhos dela: http://www.youtube.com/watch?v=ujXSzp5XxrY.

Nenhum comentário: