8/06/2009

Curitiba Sônica dá impulso para talentos

Gazeta do Povo de hoje

Adiado para o próximo dia 15 devido ao surto de gripe A, evento reúne 12 bandas para gravar disco no TUC

Cristiano Castilho

Passadas quase três semanas desde o Rock de Inverno 7, festival que trouxe a Curitiba o grupo paulista Fellini e mais 13 atrações – a maioria local –, bandas independentes da cidade continuam a mostrar sua força, mesmo tendo que driblar a gripe A (H1N1). A partir do próximo dia 15, o Curitiba Sônica leva 12 bandas de várias vertentes musicais e épocas distintas ao TUC – Teatro Universitário de Curitiba, para shows e gravação de um CD ao vivo.

Inicialmente planejado para começar no próximo sábado, dia 8, com o show do Our Gang, o pontapé inicial do evento foi adiado em uma semana. A banda Alameda abrirá a sequência de 12 shows, que seguem até o início de 2010 – confira a agenda e mais informações sobre as bandas ao lado.

“A Fundação (Cultural de Curitiba) adiou ou cancelou vários eventos e deixou em aberto a decisão para os produtores que não fazem parte da entidade. Eu achei melhor adiar também”, explica Fernando Lobo, músico e produtor executivo do Curitiba Sônica.

O projeto foi contemplado em 2009 pelo Edital Bandas de Garagem da Fundação Cultural de Curitiba, por isso se assemelha muito ao GGG – Grande Garagem Que Grava, pioneiro nesses moldes, que pretende alavancar a carreira de bandas já conhecidas do público por meio da gravação de discos.

“Nossa ideia sempre foi revelar as bandas e projetá-las. Não só em Curitiba, como no Brasil e no mundo. O edital prevê a gravação de CDs e a prensagem de 200 cópias por banda”, explica Lobo. Ao total, serão 240 discos que serão distribuídos a veículos de comunicação especializados. Haverá também um box contendo um disco de cada banda, comercializado depois do término das gravações, e lançado na Cinemateca de Curi­tiba. Antes disso, todo o processo será registrado e publicado em tempo real no site do evento.

Em comum, as bandas têm o fator público – sejam elas novatas, como a Liquespace, ou veteranas como a Tods – e a necessidade de um material de divulgação: o disco. A escolha dos grupos, segundo Lobo, foi baseada em critérios dos próprios organizadores.

“Procuramos bandas com qualidade mínima e de que a gente gostasse. Achamos que essas tem potencial para ir para a frente depois do lançamento do disco”, diz o produtor, que dividiu o texto do projeto inicial com mais três pessoas, “todos músicos ou ligados à musica”.

Fernando Lobo, de 32 anos, foi responsável pela realização do Curitiba Pop Festival, em 2003, que levou Nação Zumbi e a banda norte-americana The Breeders à Ópera de Arame, em Curitiba. A vinda de Pixies para a cidade, no show histórico que a banda fez na Pedreira Paulo Leminski, em 2004, também passou pelas mãos do produtor.

* * *

Serviço

Curitiba Sônica. A partir do dia 15 de agosto. TUC – Teatro Universitário de Curitiba (Gal. Júlio Moreira – Lgo. da Ordem), (41) 3321-3312. Entrada franca.

Na internet: www.curitibasonica.com.br

Programação

O evento começa no próximo dia 15, com o show da banda Alameda. Todas as apresentações começam às 20 horas

Our Gang - Data a confirmar - Remanescente do E.S.S., mistura synthpop, hip-hop e disco-pop - www.myspace.com/ourgangfm

Alameda - 15/08 - Rock inglês que valoriza as guitarras - www.myspace.com/alamedarock

Caio Marques - 28/08 - Rap, hip-hop e samba com o mentor da banda Bad Folks - www.myspace.com/caiomarques

Easy Players - 19/09 - Reflete nomes como Cowboy Junkies e Smog - www.myspace.com/eplayers

Liquespace - 26/09 - Destaque do Rock de Inverno 7, traz a nova MPB

Boss in Drama - 10/10 - Capitaneado por Péricles Martins, investe na música de pista - www.myspace.com/bossindrama

Subburbia - 24/10 - Electro-rock com vocalista performático - www.myspace.com/subburbia

Rockajenny - 14/11 - Pop-punk urgente - www.myspace.com/rockajenny

Tods - 21/11 - Grupo de guitar-pop pioneiro em Curitiba, é denso e introspectivo - www.myspace.com/todscwb

Supercross - 05/12 - Melodias complexas e texturas de guitarra elaboradas - www.myspace.com/supercrossrock

Olímpicas Esferas - 16/01/2010 - Pop rock experimental e boas letras - www.myspace.com/olimpicasesferas

Folktrio - 30/01/2010 - Rock com influências de música de raiz irlandesa - www.myspace.com/folktrio

Nenhum comentário: