5/04/2009

Emerson "Gus" - RIP





Fiquei sabendo agora pouco de uma notícia muito triste. Nosso amigo Gus não resistiu às complicações provocadas por uma cirurgia e morreu na tarde desta segunda-feira. Pra quem como eu teve o privilégio de não só conhecer como conviver com esse cara talentoso, generoso, simples, gentil, é um choque saber que ele se foi assim, tão cedo, mesmo sabendo que há tempos ele lutava contra uma doença grave e rara. A morte de alguém próximo é sempre algo difícil de aceitar, mas mais ainda quando isso acontece com alguém ainda jovem, com tanta vida pela frente. Conheci o Gus inicialmente como guitarrista do Loaded. Como tal ele se apresentou no primeiro Rock de Inverno, em 2000. Depois, com o Sofia, eles se apresentaram mais três vezes no festival, e minha admiração pelos caras só cresceu. Não esqueço de uma entrevista pro video do Rock de Inverno 3, quando o Gus brincava com o "estigma" que algumas bandas tinham de fazerem música melancólica demais. "Lá vem os caras tristes...", ironizava ele. E deixava claro que ele, o Sofia, enfim, faziam o que queriam, e não estavam ali pra fazer média com ninguém.

Me lembro também quanto eu, o Gus e o Rafael Martins fizemos um tributo ao Joy Division, no James, fazendo só com dois ensaios e cara de pau. Foi muito divertido.

E ainda no Rock de Inverno 6 ele tocou novamente, desta vez com o Goticos For Fun, demonstrando outra faceta de seu talento como músico e artista.

Não sei muito o que dizer nessas horas. A não ser que você vai fazer falta Gus. Quem é que vai gritar "toca um roque aí" nos shows só pra apavorar?

Fica aqui a nossa homenagem a essa grande figura, na forma de dois videos - o Loaded no primeiro Rock de Inverno, e o Sofia, no auditório Antonio Carlos Kraide, no Rock de Inverno 2, com o Gus se jogando no chão com a sua guitarra. Essa é a imagem pela qual eu quero lembrar dele, feliz, fazendo o que mais gostava. Vai com Deus e fica em paz Gus.

11 comentários:

giancarlo rufatto disse...

vai em paz, Gus

Tina Lopes disse...

Putz, sinto muito.

jansen disse...

Uma das coisas mais prazerozas da minha vida era ir no VU pedir uma cerveja sentar no balcão e ficar conversando sobre música por horas até ficar bebaco.
O Gus fez parte dessas memoráveis "conversas de bar". Vai fazer muita falta.

marceloborges disse...

caralho que merda. o gus conheci na tuiuti, conheci o cara antes de conhecer o musico. eu trabalhava no laboratorio de fotografia e o gus sempre ia la dar uma olhada. falar de bar, de fotos. este vai fazer falta, muita falta.

igor disse...

é, mais um músico que vai fazer falta na cidade . uma pena.

DJ Sonderam disse...

Fique com Deus meu amigo !!

Túlio disse...

muito triste essa notícia. sempre em ctba passava ali nas LIvrarias Curitiba pra bater um papo com ele. Curtia muito o Sofia, bandaça que ele fazia parte.

Anônimo disse...

ééééé...

jmurbach disse...

Cara massa!!!!!!
Fica com Deus!!!!!

fabiane disse...

como Pedro Bial disse: "morrer cedo é uma transgressão, desfaz a ordem natural das coisas.
morrer é um exagero."

fique em paz, Gus!

grasiela piasson disse...

#Gus:colega da livraria,ele me dava 1beijo em cada um dos olhos todos os dias de manhã enquanto ouvíamos superfurry animals:"hello sunshine"me fazía massagem nos dedos da mão e também cantava : Crazyela ....... Crazyela.. , no rítmo de Lady Laura do Roberto Carlos
The Shins - My Bloody Valentine - ouvíamos muitas coisas na loja , e quando ele foi transferido eu chorei..
Meu amigo , meu amado idolatrado ,companheiro de almoço e café , de cerveja e de "Rock caraa"