5/09/2012

MARCELO BRUM-LEMOS E O SOM-DE-BRINKEDO


Foto: Ana Carolina Torquato.
Novo projeto poético-sonoro do compositor abre a temporada 2012 do Terça Brasileira, no próximo dia 15, no Teatro Paiol
  
              Depois de uma temporada sem apresentações, e decidido a levar suas composições de volta aos palcos da cidade, o músico, poeta e contista Marcelo Brum-Lemos convidou alguns amigos para uma nova empreitada. Assim nasceu o projeto MARCELO BRUM-LEMOS E O SOM-DE-BRINKEDO, que faz sua primeira parada em 2012 no palco do Teatro Paiol, abrindo a temporada do Terça-Brasileira, um dos mais tradicionais projetos musicais da cidade, aos cuidados do Conservatório de MPB da Fundação Cultural de Curitiba.  O show é no dia 15 de maio, a partir das 20h05.
O grupo SOM-DE-BRINKEDO, que trabalha em seu disco de estreia para o segundo semestre, reúne uma formação flutuante de músicos já experimentados que se revezam como convidados de Brum-Lemos conforme o perfil das apresentações. No Paiol, a formação será Marcelo Brum-Lemos (guitarra, piano, harmônica e voz), Aruana Moscheta (rabeca e violino), Aluísio Coelho (cavaco-banjo, guitarra e baixo), Felipe Ayres (guitarra, piano, sanfona 8 baixos), Leandro Leal (bateria, percussões e voz) e Mateus Sokolowski (bandolin, bouzouki e viola caipira). “Será o show mais completo que fizemos, já que até agora foram performances mais acústicas”, diz Brum-Lemos, acrescentando que haverá algumas outras surpresas também.
A música de Marcelo Brum-Lemos é intrinsecamente ligada à literatura, viés sobre o qual ele quer jogar luz também neste novo projeto. “À rigor, não sou músico, nem cantor” observa. “Trabalho a arte da canção, o meio termo entre a poesia e a música. Sou compositor de canção popular, área em que a poesia exerce um papel tão preponderante quanto a música”, completa.
Com uma história consolidada na música curitibana, Marcelo, que é um dos fundadores da banda Zaius, encontrou nos amigos músicos o caminho para voltar a tocar ao vivo suas composições, dividindo assim o trabalho que faz sozinho nos discos lançados solo.  “São músicos com variadas formações, o que me permite convidar de acordo com a proposta dos shows. Isso também permite continuar meus experimentos, posso ir do medieval ao ‘rockão’, passando pelo jazz e folk, com a certeza de ter sempre bons parceiros por perto”, considera. “É também um jeito de valorizar a individualidade de cada músico”, diz, lembrando que seus convidados todos têm carreiras-solo e são compositores também. Até o nome do projeto, explica, tem a ver com essa vontade de “brincar com os sons”.
Como solista, Marcelo Brum-Lemos editou os CDs “Res” (ano 2000) e “Mágica” (2004), mas não fez apresentações. Multiinstrumentista, gravou tudo sozinho, mantendo a pegada experimental, que é uma das marcas de sua produção desde os tempos de Zaius, banda que ficou conhecida por um tipo de rock que nunca se prendeu as amarras de um estilo único, passeando livremente pelo jazz, MPB, “rock medieval” e experimental com a mesma perspicácia. Uma liberdade estilística que segue como marca de Brum-Lemos nesta nova etapa, iniciada em novembro de 2009, quando o projeto fez sua pré-estreia com uma formação inédita, um quarteto de teclados.
Em 2010, Marcelo e o SOM-DE-BRINKEDO levaram performances poéticas para o Museu Guido Viaro, o Café do Paço da Liberdade e o Wonka bar. Em 2011, o grupo fez o relançamento do CD solo de Marcelo, “Res”, com nova temporada no Guido Viaro, enquanto Marcelo atuou ainda com o grupo de música medieval “Os Trovadores”. O projeto fez também sua estreia internacional, em Coimbra, Portugal, no Piazzolla Jazz Café.
Histórico
Marcelo Brum-Lemos soma mais de 15 anos de carreira na música e na poesia curitibana. A estreia aconteceu no 1º. Festival da Canção da UFPR, em 1995, com a canção “Vicious”. No mesmo festival conquistou o 1º. Lugar  em 1997, já com a banda Zaius, com a qual gravaria 3 CDs (“Ao Vivo no Paiol”, 2002; “No Século Errado”, 2005; “A Cidade não Morre”, 2006). A intensa produção de Marcelo, compositor de quase todos os temas da banda, teve, porém, poucas apresentações ao vivo. Foram 50 shows apenas em dez anos de história. A banda preferia tocar no circuito universitário, com destaques para shows em teatros e alguns festivais paranaenses, como o Rock de Inverno, Psicodália e Feira de Artes de Ponta Grossa.
Paralelamente, Marcelo também desenvolveu uma história como poeta/contista, com premiações como o Concurso Nacional Helena kolody (1990/91/93 e 96) e Concurso Nacional de Minicontos (2002). Esteve também em palcos de poesia da capital paranaense, como “Porão Loquax”, no Wonka bar, e no projeto “Café, Leite Quente e Poesia”, do Café do Paço.
                Em ambas as carreiras, o compositor sempre se destacou por uma postura de independência artística, o que fez tanto de seus CDs quanto de suas apresentações públicas peças únicas na cena curitibana. Depois do término da banda Zaius, Marcelo passou algum tempo incubando novas ideias e voltou, em 2010, com o projeto poético-sonoro Som-De-Brinkedo.

Serviço
O que: Marcelo Brum-Lemos e SOM-DE-BRINKEDO – Projeto Terça Brasileira
Quando: Dia 15.05.2012 às 20h05
Onde: Teatro Paiol (Praça Guido viaro, s/n)
Quanto: R$ 20 e R$10 (estudantes , professores,idosos)

Links:
1) SOLO: Wonka bar abril 2012 - MAIS ATUAL 
2) SOMDEBRINKEDO: Museu Guido Viaro abril 2011
3) ZAIUS: clipe oficial 2007 


Nenhum comentário: