10/19/2011

Palco De Inverno na Corrente Cultural e os 10 anos da De Inverno


Este é o registro que temos do lançamento "oficial" da De Inverno

Eu lembro, um pouco, do dia em que o Ivan veio com a idéia de criar um festival. A cena que atraía os holofotes para o planalto central e outras regiões brasileiras mais distantes de Rio e São Paulo começava a dar as caras com a Monstro ficando conhecida pelos festivais. Aqui, depois uma temporada de entressafra várias novas bandas ganhavam força. Zigurate, Cores, Faus, Plêiade, Loaded, Zeitgeist Co, Madeixas e OAEOZ, a razão maior de tudo isso. Foram estas que tocaram no Rock de Inverno – Mostra da Nova Música Independente de Curitiba, a primeira edição que aconteceu no Circus (na São Francisco), nos dias 8, 9 e 10 de junho de 2000. Eu não tinha a menor idéia de que isso duraria dez anos, de que até me aprisionaria nesta paixão e que ela me renderia tanto estresse, que não superaram as alegrias – eu concluo sempre.

Quando nos demos conta,mais de um ano depois, já com uma segunda edição feita no Auditório Antonio Carlos Kraide, em 2001, e já com apoio da FCC, tínhamos um material legal; mais que isso: a gente tinha um selo, com as coletâneas para o press kit – distribuído nacionalmente – e o material visual do Marcelo Borges.
Assim nasceu a De Inverno, meio que sem se dar conta – pelo menos de minha parte!

Quando veio o convite de Luis Arthur Montes Ribeiro para fazer uma edição com apoio da então Brasil Telecom me vi diante da decisão de ter que criar formalmente uma empresa, porque era preciso ter uma empresa para conseguir inscrever na Lei Rouanet. Fizemos, então, o lançamento formal da De Inverno no Espaço Arte e Cultura da Brasil Telecom, com show do Hamiltom “Camarão” de Lócco e lançamento de uma coletânea que reunia composições várias dele. O projeto foi aprovado na Lei, Luiz saiu da Brasil Telecom, o patrocínio não veio, a Brasil Telecom acabou e a De Inverno?

A De Inverno fez sete edições o Rock de Inverno, com mais de 70 shows e comemora uma década na Corrente Cultural de Curitiba, com o Palco De Inverno.

Palco De Inverno na Corrente Cultural 2011

Produtora curitibana celebra dez anos com shows inéditos das bandas Os The Darma Lóvers (RS) e Mopho (AL). Serão três dias com performances também de grupos curitibanos, workshop de produção musical, capoeira e poesia

A Virada da Corrente Cultural de Curitiba, no dia 5 de novembro, terá 12 horas de shows com bandas brasileiras sob os cuidados da produtora De Inverno, que aproveita a festa para celebrar uma década de atividade. A partir do meio-dia, o Palco De Inverno, no Peppers’Bar, recebe as performances de dez bandas, duas com shows inéditos na cidade.
A gaúcha Os The Darma Lóvers, com 20 anos de estrada, apresenta pela primeira vez em Curitiba seu show completo, em formato de sexteto. De Maceió vem a formação original da banda Mopho, que faz o primeiro show de lançamento do terceiro disco, “Volume 3” fora do Nordeste.
Ao lado deles estarão Jair Naves, mostrando repertório de seu bem conceituado disco de estreia, “Araguari” e as paranaenses Te Extraño, Colorphonics, Liquespace, Easy Players, Pão de Hamburguer, Banda Gentileza e a estreante Reticênciaz, encarregada da abertura.
O Palco De Inverno será também o início da celebração do aniversário de outro projeto bacana da cidade, o PrasBandas, de Getúlio Guerra, que está completando seis anos e se uniu à De Inverno nesta festa. A proposta do PrasBandas é promover shows com bandas em espaços públicos em seus próprios bairros, com uma convidada mais experiente. O No dia 12, shows de bandas e músicos que já passaram pelos dois projetos vai marcar o encontro das duas produtoras. Haverá também uma roda com o Grupo Força da Capoeira, em local a confirmar.


Tinha tanta coisa pra falar e agora... só quero ficar aqui ouvindo as coletâneas com essas boas lembranças pra apagar a ansiedade. “Só tenho um dia pela frente e isso me basta,o que importa, agora é o agora"
Nos últimos seis meses tive vários momentos em que pensei em largar mão e deixar isso pra lá. Em dois momentos bem no final, duas pessoas foram importantes para que isso não acontecesse: Getúlio Guerra e Eduardo Cirino, vocês não têm idéia de como eu estava me sentindo quando falei com vcs, e sentir a confiança que senti fez toda a diferença. E também o Luigi a quem liguei só porque sabia que ele ia me acalmar (rs).

Tem outro momento importante acontecendo pra mim: a estréia do novo projeto do Ivan, Reticênciaz, com Jansen Nunes, The Julian e Osmario Jr, pessoas que a gente via no palco quando começou e agora tão aqui na cozinha de casa todo sábado fazendo nossa vida mais musical ainda. É uma nova fase, com outro astral!

Queria muito que o Marcelo Borges estivesse aqui. O Igor e os OAEOZes todos. No dia 12 vamos fazer algo mais informal em uma praça, com algumas pessoas que passaram pelos dois projetos, PrasBandas e De Inverno. Queria que o Dogui estivesse aqui porque nosso parceirão viu tudo isso acontecer curtindo um som com a gente! Queria as Criaturas, o Cores, o Sofia... La Carne, Blanched... ishi, vou parar porque vou esquecer alguém e baixou demais a nostalgia...rs)

Quero que esse Palco De Inverno seja a nossa celebração de todas essas coisas boas que ficaram, de todos esses momentos incríveis que essas bandas me deram, que o Rock de Inverno e a De Inverno me deram.

Ano passado eu pirei na Corrente. Este ano vou pirar diferente, mas sei que vou.
Vai ser demais ver, finalmente, o show dos darma Lóvers... como esperamos por este show e tinha que ser mesmo a gente pra fazer. Valeu Nenung! O Mopho com a gente outra vez; o show do Jair Naves, cujo disco mexe demais comigo. E nossas parceiras curitibanas Gentileza, Pão, Lique, Te Extraño, Easy Players, Colorphonic. E todas as que tocaram nos Rock de Inverno, daqui e de outros estados.

Como eu sempre disse é quando eu as vejo no palco, mandando ver, que tudo clareia pra mim. Esqueço se chorei de raiva, se pensei em desistir... e só danço e canto. Porque ali eu sei que as bandas que escolhemos resolvem o assunto.

Portanto, saiba você - que no dia 5 de novembro vai ficar zonzo de tantas atrações culturais ao mesmo tempo - que no Peppers Bar, do meio-dia à meia-noite, estarão pessoas que realmente precisam de música para viver. Pessoas que se entregam de verdade à vida. Eu estarei com elas – e bem na frente! (adriperin)

5 comentários:

marceloborges disse...

po adri, demais. parabens pra de inverno.
vamo ter que comemorar atrazado. chego em dezembro. beijos

Lucas Nonose disse...

Muito legal, parabéns! estarei lá pra ver mopho, os darma lóvers e jair naves!

Getulio Guerra disse...

Vamos que vamos... pra rua! Abraços fraternais; G

Getulio Guerra disse...

Vamos que vamos... pra rua! Abraços fraternais.

igor r disse...

longa vida à de inverno ! massssssa! como passa rápido