10/13/2011

Klezmorim Curitiba e a reinvenção da musicalidade judaica



Com repertório de composições não litúrgicas do século XV,
a banda faz show no Novo Vasquinho


A banda Klezmorim Curitiba leva seu repertório de músicas da idade média para o palco do Novo Vasquinho, nesta semana. Com um clipe e vários shows em clima de festa na bagagem, o octeto formado em 2010 se prepara para lançar no próximo ano o seu primeiro disco, apostando em composições próprias ao lado do repertório de cantigas de domínio público.

O Klezmer é um gênero musical não litúrgico originado pelos judeus do Leste Europeu, que viviam em guetos judaicos, os chamados shtetls. Com uma combinação instrumental que produz ritmos e sonoridade que convidam à celebração, o gênero tem poucos registros. Citações que datam do século 15, no entanto, mostram que era o estilo preferido para festas de casamento. Originalmente, o instrumento que comanda o klezmer é o violino.
E foi a partir da pesquisa de Julio César Soares Coelho, violinista da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), que o Klezmorim Curitiba nasceu. Coelho explica que alguns músicos judeus chegaram ao Pernambuco no período sob domínio holandês, nas naus de Maurício de Nassau, deixando algumas marcas também na cultura brasileira. As mesmas que levaram para Nova York, inspirando a cultura norte-americana e influenciado músicos do calibre de George Gershwin, Leonard Bernstein e Aaron Copland.
Atualmente a Klezmorim Curitiba se completa com Marcelo Oliveira (clarineta), Lúcio Lowen (violão), Ivan Wolkoff (bateria), Levy de Castro (tuba), Hudson Müller (trumpete e sax), Rodrigo Oliveira (piano) e Marco Farracha (percussão). Ao lado de Coelho, eles mergulharam na pesquisa da sonoridade e, apostando também no improviso, já criaram as primeiras composições próprias.
Ainda este mês, o Klezmorim Curitiba leva sua música para São Paulo, onde toca no kleztival, no dia 26, na Estação da Sé, em pleno final de tarde. No dia seguida, 27.10, eles sobem ao palco do Museu da Casa Brasileira.
A trupe tem também planos de tocar em Buenos Aires, em festival do estilo que acontece em maio de 2012, além de convite para registrar a performance em super 8.


Serviço:
O que: Klezmorim Curitiba
Quando: 14.10.2011 às 22h
Onde: Novo Vasquinho (R. Roberto Barroso, 1190 – Antigo Calamengau)
Quanto: R$10.
Informações: (41) 3338-7766 – 78163441.

Em tempo: Tem sorteio de ingresso rolando no portal: www.bemparana.com.br

Um comentário:

igor disse...

http://www.bemparana.com.br/index.php?n=193482&t=andreia-dias-desembarca-em-curitiba-com-sua-nova-turne

apareeeeeeecam!!