11/01/2010

Trilha sonora dos corações solitários



DVD registra apresentação da banda Hotel Avenida durante a sétima edição do Rock de Inverno

Gazeta de hoje

Márcio Renato dos Santos

O Hotel Avenida está em atividade. E, mais que isso, com boas novas. O conjunto musical curitibano, há quase um ano fora de cena, começa a divulgar um DVD com sete canções, conteúdo captado na noite de 24 de julho do ano passado, durante a sétima edição do festival Rock de Inverno. De lá para cá, houve mudanças na formação, mas o núcleo criativo segue unido e em sintonia.

Essa banda é desdobramento de não poucas afinidades entre Ivan Santos e Giancarlo Rufatto. Ambos compõem, cantam e tocam violão. Há outros pontos de contato. Os dois gostam de rock-and-roll e olham o mundo a partir de um filtro que inclui referências como cinema, cultura pop, um pé no mundo virtual e o outro na realidade, a mais cotidiana possível.

As canções do repertório deste DVD, como “Zelo” e “Um Centavo”, apresentam, nas letras, uma espécie de crônica urbana, na qual os personagens circulam pelo planeta com marcas do passado, seja um coração partido ou a sensação de que parece não haver lugar para o descanso (o mundo, sugerem os compositores do Hotel Avenida, não é cenário para aqueles que buscam sombra e água fresca).

No palco, eles demonstram despojamento e absoluta despretensão. Rufatto é desajeitado, meio cambaleante, canta quase “para dentro” e até desafina. No entanto, há uma espécie de, talvez a palavra seja essa, magnetismo na figura desse sujeito gauche, e talentoso compositor de baladas.

Ivan Santos, muito discreto, marca presença em cena por que consegue transmitir emoção ao tocar teclado, gaita de boca e também quando canta. Ele e Rufatto são tímidos, e essa timidez, lado a lado, define o Hotel Avenida.

As imagens que compõem o DVD são profissionais, há velocidade na edição, mas o fato de o som do público ter sido eliminado provoca estranhamento e desconforto. Afinal, a apresentação aconteceu no palco do John Bull Music Hall, com a presença de uma plateia que, naquela noite, foi cúmplice e participativa, com aplausos, gritos e sussurros.

No entanto, o grande mérito desse DVD foi ter registrado aquele momento do Hotel Avenida, ainda formado por Rubens K (baixo), Carlão Zubek (guitarra), Allan Yokohama (bateria) e Igor Ribeiro (metais), todos músicos respeitados. Desde julho deste ano, a banda se transformou e tem na escalação o baixista Jansen Nunes e o baterista Osmario Júnior, ambos experientes e inventivos.

Eles pretendem descer ao porão do Wonka, em breve, para lançar o DVD e tocar as canções antigas e as inéditas. Santos e Rufatto seguem a compor canções lentas e melódicas aliadas a textos que retratam o imaginário de seres que habitam metrópoles onde às vezes a falta de sentido dá o tom de muitas existências.

Serviço:

Hotel Avenida Rock de Inverno 7. O DVD custa R$ 10 e pode ser adquirido diretamente com os integrantes da banda pelo e-mail deinverno2@gmail.com

Um comentário:

adri disse...

muito, muito legal o texto.