11/09/2010

é preciso saber viver 2: agora é a capoeira

a corrente cultural continua e viver, a gente aprende todo dia, é só olhar pros lados. a capoeira é minha aliada. o Grupo Força da Capoeira, no qual sou a Rubí, participa da Corrente nestas quarta e quinta, ás 19h30, no Clube 13 de Maio, na faixa. Hoje, a apresentação é de maculelê, outra belíssima luta-dança do rico universo da cultura popular brasileira que aprendi com Mestre Kinkas e contra-mestra Áurea, duas pessoas muito ponta firme que conheci lá no Aquacenter Batel e que agora já fazem parte da minha vida também. Neste vídeo, feito na Virada da Corrente, no último domingo por mim, não registrei o maculelê, só a capoeira, também pra não estragar a surpresa do que a gente vai fazer. Mas, se vc digitar Força da Capoeira aí na rede, vai aparecer também uma mostra do nosso maculelê. Já declarei meu amor à capoeira e ao Força algumas vezes, aqui, e na rede, até no Overmundo, então hoje não vou me alongar, porque daqui a pouco preciso me preparar pra bater maculelê - e vamos fazer com o facão também, viu, moçada. Vai ser lindo!
"É na pau, é no facão, oi pula aí, que eu quero ver, são os filhos de zumbi batendo maculelê"!!!!! Dica do dia, vamos curtir a nossa cultura popular, também!

A Corrente continua no 13 de maio até dia 14, sempre com entrada franca às 19h30, com vários outros bons grupos que trabalham com capoeira na cidade, entre os quais o do angoleiro Carlinhos, que tem vários projetos musicais. Ele e Àurea, criaram o espetáculo musical, Flor de Baobá cuja apresentação é amanhã. Portanto, é o Força da Capoeira em cena outra vez.

"No jogo da vida, na arte da rasteira, no meu peito bate a Força da Capoeira
O berimbau tocou, o meu corpo se arrepia, a Força da Capoeira é minha filosofia
Mestre Kinkas me ensina, passa toda a lição, a jogar, a dar rasteira, a cantar com o coração
De Paraná à Pernambuco, todo mundo ouviu falar e hoje tá na Espanha com João Bobo a ensinar.
No jogo da vida, na arte da rasteira no meu peito bate a Força da Capoeira".


não resisto: vai outra que amo:
"Mas, hoje é dia de festa, eu jurei que não vou me importar, se o batuque não sai como eu gosto, se a morena não vai me olhar. Hoje que quero jogar capoeira, ver mandinga pra lá e pra cá. Essa luta, essa dança ligeira faz meu corpo arrepiar, brincadeira...
Brincadeira, mandinga, no remelexo do corpo, mamolejar."

Um comentário:

adri disse...

Hummmm, esse corte não tá legal,a filmagem original mostra mais a roda. precisa de algum ajuste, mas não dá tempo agora...
taí o link temporário pra quem quiser curtir, depois eu vejo o que faço:

http://www.youtube.com/watch?v=-b_u8_ta8P0