1/19/2011

Os sons do Paraná de volta ao dial da Educativa



No momento em que escrevo, está tocando Sofia na Rádio Educativa FM, 97.1

E é uma emoção das grandes ouvir isso no rádio. Isso e muitas outras coisas que tem rolado nesses três dias em que a nova programação da emissora estreou (agora tá rolando Plêiade). Essa pequena "revolução" está acontecendo graças ao Fernando Tupan, que assumiu a direção da rádio. E ninguém melhor que ele pra fazer isso. Tupan é uma daquelas figuras fundamentais de Curitiba, daquelas que nunca desistem de tentar fazer dessa cidade um lugar criativo, com identidade. Que tá sempre com uma ideia, um projeto novo, atento. Lembro quando ainda estava na faculdade do Trendie, um suplemento que ele e o Marcelo Cattani faziam no Correio de Notícias, e que já falava do que estava rolando aqui em termos de cultura, movimento pop, punk, bandas, poesia, etc. Antes disso ele já tinha passado pelo Idolos da Matine, banda meio new romantic que chegou a ter um hit local na Estação Primeira nos anos 80, "Vamos invadir os Estados Unidos da América". (agora começou Pão de Hamburguer) Ele também tem estúdio, gravou e lançou discos de um monte de gente, enfim.
Por isso tudo, o que tá acontecendo na Educativa hoje é absolutamente natural pra quem conhece o Tupan. Ele simplesmente não poderia fazer diferente, porque isso significaria negar toda a sua história de vida.

Enfim, é muito legal ouvir os sons da gente no rádio. Acho que pra um músico, não existe prazer maior que isso. E o mais legal é perceber que a nossa música não destoa frente a programação de qualquer outra. Até porque a rádio continua tocando músicas de artistas nacionais e agora, também, gringos, "consagrados" vamos dizer assim, e se a dos artistas locais fosse de baixo nível, mal produzida ou qualquer coisa do tipo isso ficaria evidente.
Não se trata de paternalismo, de tocar só porque é daqui, mas sim porque é bom. E quem ouviu a rádio nos últimos dias pode constatar que nós temos sim, muita coisa boa, que não deve nada a produção de lugar nenhum. Música pop, popular (e mpb, rock, jazz, blues, samba) da melhor qualidade, boa de se ouvir, de letras, de arranjos. Basta dar oportunidade para que as pessoas ouçam, conheçam, se identifiquem naturalmente.

Interessante notar que com essa nova orientação da Educativa, Curitiba passa a contar com pelo menos quatro emissoras de sinal aberto com espaço para a música local - alem dela, Lúmen, 91 e Mundo Livre. Não conheço a realidade de outros estados, mas duvido que isso aconteça em muitas capitais brasileiras, até porque em geral a gente sabe que predomina aquela coisa de reproduzir a programação do rio e sp. Isso acontece aqui porque muita gente vem plantando e cultivando o trabalho de abrir esse espaço, pessoas como a Mariele Loyola, o Mauro Muller, Ciro Ridal, Helinho Pimentel, Neri da Rosa, Marco Stecz, o pessoal da Grande Garagem, e outros como o Omar Godoy, o Guga Azevedo, Abonico, enfim, com certeza estou esquecendo muita gente ainda. E é importante destacar isso, porque os artistas adoram reclamar que não têm apoio, espaço, etc, mas muitas vezes não valorizam nem reconhecem o trabalho das pessoas que trabalham na mídia - jornalistas, produtores, apresentadores, etc - e que lutam pra abrir esse espaço, muitas vezes enfrentando cara feia e má vontade de chefes que não tem a mínima ideia de que sequer exista produção cultural local, e pior, não dão a mínima pra isso. Só quem já trabalhou em um grande veículo de comunicação sabe o quanto muitas vezes é complicado pra você chegar pra uma chefia e sugerir uma pauta, ou um programa, enfim, com artistas locais desconhecidos da maioria, e que não tem um esquema de marketing por trás. Seja em uma rádio, jornal ou tv. Em geral prevalece aquela mentalidade: pra que eu vou me incomodar em dar espaço pra artista daqui que poucos ou ninguém conhece se eu posso ocupar todo o espaço com o enésimo show da Ivete Sangalo, o BBB, a novela, enfim, reproduzir a pauta manjada da mídia mainstream. É muito mais cômodo e menos arriscado.
Por isso é importante que os artistas e as pessoas que curtem a música feita aqui também valorizem isso, comentem com os outros, liguem, mandem emails pras rádios falando disso, pedindo músicas, etc. Pois só assim os empresários e o pessoal que manda vai perceber que vale investir nisso, que não se trata de filantropia, nem bairrismo, mas de cultivar um mercado local autosustentável que possa fortalecer essa cadeia produtiva, com ganhos em todos os sentidos para todos - público, artistas, mídia, enfim e porque não, para a economia, o desenvolvimento, a cultura do Estado e do País.

Parabéns ao Tupan, ao Crespo e a toda equipe da rádio Educativa pela nova programação. Sucesso e vida longa à nova 97.1 FM.

pra ouvir a rádio na net

11 comentários:

igor disse...

ja sintonizei e ouvi nossos amigos rolando. que grande noticia pra começar 2011. ducaralho e sorte pro tupan!

Flávio Jacobsen disse...

É isso aí. E a gravadora, cujo proprietário é o mesmo, acabou de nos intimar (eu disse INTIMAR) a grvar nosso próximo álbum. Quando comecei a sonhar em tocar, lá pelos 16 anos, nem em meus melhores sonhos imaginei algo assim. Tá mudando, galera. Tá mudando.

Fórum Permanente de Música do Paraná (FPM-PR) disse...

Oi Ivan, na verdade nossos amigos sonhavam com a música local de alguns tocando na rádio, mas a ação foi feita pelo Fórum Permanente de Música do Paraná. Mérito do Tupan, mas sim com apoio de muitos dos nossos amigos ai loistados, mas quem realmente promoveu esta conquista não esta na lista, pois apenas a Marielle veio junto no movimento. Mas de qualquer forma, todos tem seus méritos, pois sonham o mesmo sonho. Parabéns a todos portanto. Abraços

Ivan disse...

Falou e disse, xará!

Ivan disse...

massa em Flávio. como dizia um amigo: as coisas acontecem!

Ivan disse...

acho que cada um vai colocando um tijolinho pra que as coisas possam acontecer. cada um na sua e dentro do seu perfil. mais do que sonhos, ações é que fazem a diferença.

Ivan disse...

é isso aí xará! eheh

adri disse...

cada um atua na área que mais tem talento. não tenho vontade de ditar regras pra ninguém. faço o que sinto que devo fazer - e quando faço não penso só em mim ou na De Inverno. até porque o que se faz, bem feito, reverte no todo. Nunca achei que só uma pessoa ( ou um grupo)construiu o que tá acontecendo. Quando a gente chegou, já tinha muita gente bacana criando, do mesmo jeito que depois de nós, veio outro tanto. o "movimento" acontece em todo lugar. e começa antes das (necessárias)reuniões, no instante em que alguém decide que vai fazer algo. Como o ivan falou e eu assino embaixo, são as ações que ficam. dos fóruns, dos que fazem música, dos que escrevem, dos que produzem, independente de estarem vinculados a um grupo ou não.

Flávio Jacobsen disse...

É, porra. Deixa acontecer naturalmente. Nunca forcei a barra, nunca cheguei lá e chutei o balde, mesmo sabendo que sou dono daquela porra. Já fiquei indignado muitas vezes. Mas o jeito de rolar é assim. Tá rolando, porra. Parecia tão difícil assim? É só boa vontade e inteligência, e pronto.

Ari Silveira disse...

Ivan, me diga em que horário a Lúmen e a Mundo Livre estão tocando musica paranaense. No máximo a Lúmen tocou alguma coisa do Poléxia e Charme Chulo há alguns anos, e as duas mais recentemente incluíram na programação uma ou outra música do Copacabana Club – e só. Cadê Pelebrói, Marlenes, Escambau, Reles etc.? Não ouço muito a 91, mas duvido que eles tenham algum espaço para a música paranaense fora do “RádioCaos”. No mais, parabéns ao Tupan por conseguir esse espaço para a música local na Paraná Educativa.
PS – Acabei de baixar o EP do Hotel Avenida e ouvirei com atenção.

NERI DA ROSA disse...

tupan is revolution!!!!!