10/24/2010

Empreitada audiovisual

Com um certo atraso, bandas independentes de rock descobrem o potencial do DVD


Pão de Hamburguer: "Cansamos de tocar só em Curitiba"


Hotel Avenida: primeiro DVD foi gravado durante o festival Rock de Inverno 7

Omar Godoy
Folha de Londrina/Bondenews

Já faz tempo que o DVD é a mídia ''física'' mais importante para o mercado musical brasileiro. Garantiu a sobrevida das gravadoras nestes tempos de crise e abriu um novo caminho para a divulgação de artistas independentes. Principalmente aqueles ligados aos gêneros mais populares, como sertanejo, forró, pagode, funk, etc.

As bandas de rock, no entanto, ainda não adotaram o disquinho audiovisual como parte de sua estratégia. Entre as raras exceções, estão três lançamentos locais que acabam de ganhar as ruas, quase que simultaneamente. São os registros ao vivo do projeto A Grande Garagem que Grava e dos grupos Hotel Avenida e Pão de Hamburger.

Espécie de estúdio móvel, A Grande Garagem concorreu em um edital da Fundação Cultural de Curitiba e foi contemplada com recursos para registrar 12 bandas da cidade (entre elas Magaivers, Cosmonave, Nuvens e Cacofônicos). As gravações aconteceram no Teatro Universitário de Curitiba (TUC), entre 2009 e 2010, e renderam CDs de todos os participantes. Para completar o pacote, foi produzido o primeiro DVD do projeto.

''Usamos câmeras de todas as classes possíveis'', brinca o produtor Rodrigo Barros, para enfatizar o caráter experimental da empreitada. Ele conta que a equipe ''aprendeu fazendo'' e apostou no expediente de ter várias pessoas filmando ao mesmo tempo - inclusive com máquinas fotográficas simples. ''Isso deu uma textura interessante para as imagens, que combina com a linguagem mais truncada do rock. É o defeito que passa a ser efeito'', explica.

Se a captação não seguiu o esquema profissional, o mesmo não aconteceu na pós-produção. Segundo Rodrigo, o processo de edição e mixagem do DVD levou praticamente o mesmo tempo que a finalização de todos os 12 CDs da coleção. ''A imagem pode até ser meia boca, mas é muito importante que o áudio fique muito bom'', ensina.

Mas por que prensar discos, e não apenas disponibilizar os vídeos na internet, como é de praxe hoje em dia? Para o produtor, o principal motivo é a divulgação - especialmente para emissoras de televisão. ''Também pensamos naquele fã mais tradicionalista, que sente a necessidade de ter o produto físico nas mãos'', diz.

É o ''fetiche do objeto'', como define Ivan Santos, produtor do selo/festival Rock de Inverno e um dos líderes do grupo Hotel Avenida - cujo primeiro DVD foi gravado durante a sétima edição do evento, em julho de 2099. Ele afirma que uma das principais marcas do projeto, realizado desde o início da década passada, é justamente o registro histórico, em vídeo, de todas as apresentações. ''Chegamos a lançar fitas VHS das três primeiras edições'', lembra.

Ivan também chama a atenção para o acesso, cada vez maior, às tecnologias digitais. ''O custo dos equipamentos vem baixando, e a tendência é que mais bandas produzam DVDs. O problema é que o rock independente, de forma geral, não trabalha como muita grana'', lamenta.

Omar Godoy

Um comentário:

Rennan Fróis disse...

Valeu Omar mano velho!!!

me passa um e-mail com endereco pra receber uma cópia bicho!!